sexta-feira, 5 de setembro de 2014

5 de setembro



No dia 5 de setembro de 1494 Portugal ratificou o Tratado de Tordesilhas, que fora anteriormente assinado na povoação castelhana de Tordesilhas, em 7 de junho de 1494. O tratado entre o Reino de Portugal e o recém-formado Reino da Espanha servia para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as coroas fora da Europa. Este tratado surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da Coroa espanhola após a viagem de Cristóvão Colombo, que um ano e meio antes chegara ao chamado Novo Mundo, reclamando-o oficialmente para Isabel, a Católica. O tratado praticamente dividia o globo terrestre entre Portugal e Espanha. Ele definia como linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão no arquipélago de Cabo Verde. Os territórios a leste desta linha pertenceriam a Portugal e os territórios a oeste, à Espanha.


http://www.seuhistory.com/hoy-en-la-historia/portugal-ratifica-o-tratado-de-tordesilhas-0







A Província do Amazonas foi criada em um dia como este, no ano de 1850, após ser desmembrada da Província do Grão-Pará. Entre os motivos da sua criação estava a gigantesca área territorial administrada pelo Grão-Pará, com capital em Belém, e as tentativas fracassadas do Peru em ampliar suas fronteiras com o Brasil.
Atualmente, o estado do Amazonas é o maior em extensão territorial do país e possui um dos mais baixos índices de densidade demográfica, superior apenas ao de Roraima. O estado da região norte do país faz fronteiras com Pará ao leste; Mato Grosso ao sudeste; Rondônia e Acre ao sul e sudoeste; Roraima ao norte; além da Venezuela, Colômbia e Peru ao norte, noroeste e oeste, respectivamente. No Amazonas também está localizado o Pico da Neblina, ponto culminante do Brasil.

http://www.seuhistory.com/hoy-en-la-historia/amazonas-e-elevado-categoria-de-provincia-estado-0




Nenhum comentário:

Postar um comentário