Em um dia como este, no ano de 1822, D. Leopoldina era nomeada chefe do Conselho de Estado e Princesa Regente Interina do Brasil por D. Pedro. Ela ganhou poderes para governar o país durante a sua ausência e partiu para apaziguar a crise política em São Paulo - que em setembro culminaria na proclamação da lndependência do Brasil, em setembro.
D. Leopoldina teve grande foi sua influência no processo de independência. Os brasileiros já estavam cientes de que Portugal pretendia chamar D. Pedro de volta, rebaixando o Brasil ao estatuto de colônia. Havia temores de que uma guerra civil separasse a Província de São Paulo do resto do Brasil.
Sem tempo para aguardar o retorno de D. Pedro, D. Leopoldina reuniu-se na manhã de 2 de setembro de 1822 com o Conselho de Estado, assinou o decreto da Independência, declarando o Brasil separado de Portugal. A imperatriz também exige que D. Pedro proclame a Independência do Brasil.
Enquanto aguardava o retorno de D. Pedro, Leopoldina também tratou de idealizar a bandeira do Brasil, em que misturou o verde da família Bragança e o amarelo ouro da família Habsburgo. Ela foi coroada imperatriz em 1 de dezembro de 1822, na cerimônia de coroação e sagração de D. Pedro I.
http://www.seuhistory.com/hoy-en-la-historia/dona-leopoldina-e-nomeada-chefe-do-conselho-de-estado-e-princesa-regente-interi-0
No dia 13 de agosto de 1923 era inagurado, no Rio de Janeiro, o famoso Copacabana Palace, um luxuoso hotel localizado em frente à Praia de Copacabana. Com 11 mil metros quadrados, o local é conhecido por hospedar celebridades e pela realização de badalados eventos sociais. Eleito diversas vezes como o melhor hotel da América do Sul pela World Travel Award, o Copacabana Palace foi construído pelo empresário Octávio Guinle e Francisco Castro Silva entre 1919 e 1923. O objetivo inicial do hotel era atender uma solicitação do então presidente Epitácio Pessoa, que desejava um grande hotel de turismo na então capital do país para ajudar a hospedar o grande número de visitantes esperados para a grande Exposição do Centenário da Independência do Brasil. Para a obra foram concedidos incentivos fiscais e uma licença para o funcionamento de um cassino. Em 1989, a família Guinle vendeu o hotel ao grupo Orient-Express Hotels, que modernizou antigas instalações do Copacabana Palace sem descaracterizar o prédio.
http://www.seuhistory.com/hoy-en-la-historia/e-inaugurado-o-hotel-copacabana-palace-no-rio-de-janeiro-0
Nenhum comentário:
Postar um comentário