sábado, 30 de agosto de 2014

30 de Agosto


No dia 30 de agosto de 1821 nascia, supostamente na cidade de Laguna, no litoral de Santa Catarina, Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi ou a "Heroína dos Dois Mundos". Ela foi a companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, que conheceu aos 18 anos, em Laguna, durante a Revolução Farroupilha, ou Guerra dos Farrapos. Na época, Garibaldi tinha 32 anos. O local de nascimento de Anita é alvo de controvérsias. Em 1998, uma ação judicial determinou que ela seria natural de Laguna, apesar de alguns estudiosos afirmarem que ela seria de Lages, cidade da serra catarinense. Assim que conheceu Giuseppe, Anita se apaixonou e decidiu lutar pela independência gaúcha e de outros territórios. Enquanto estiveram juntos, tiveram quatro filhos – um deles morreu aos dois anos. Anita seguiu seu marido nos combates em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Uruguai (Montevidéu) e Itália, onde presenciou a proclamação da República Romana, em 1849, mesmo ano da sua morte, no dia 4 de agosto de 1849, em Mandriole, na Itália. Ela morreu doente, durante o parto do quinto filho, que também não sobreviveu. Tanto no Brasil como na Itália, Anita é considerada exemplo de dedicação e coragem. Seu nome foi dado a dois municípios, ambos em Santa Catarina: Anita Garibaldi e Anitápolis. Em 2012, seu nome foi inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, em Brasília.

http://www.seuhistory.com/hoy-en-la-historia/nasce-anita-garibaldi-heroina-dos-dois-mundos-0




No dia 30 de agosto de 1875 acontecia na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, o movimento que ficou conhecido como Motim das Mulheres, Guerra das Mulheres ou Revolta das Mulheres. Naquele dia, aproximadamente 300 mulheres foram às ruas em passeata para protestar contra o alistamento militar obrigatório dos homens da cidade. Armadas com pedras e pedaços de pau, elas fizeram de refém o escrivão de paz e, em praça pública, rasgaram documentos de recrutamento de seus maridos para a Guerra do Paraguai. A revolta, contida sem dificuldades, teve Ana Floriano como uma de suas líderes.

http://www.seuhistory.com/hoy-en-la-historia/ocorre-o-motim-das-mulheres-0





PARA LER OUVINDO



Em um dia como este, um dos clássicos dos Beatles, "Hey Jude", era lançado no Reino Unido, no ano de 1968. A canção havia sido lançada pouco tempo antes nos Estados Unidos, no dia 26.
Hey Jude" foi composta por Paul McCartney, mas creditada à dupla Lennon-McCartney, e lançada no Lado A do single Hey Jude/Revolution de 1968. Apesar da longa duração da canção, foi o single mais vendido dos Beatles. A canção foi escrita em junho de 1968, quando Paul McCartney foi visitar Cynthia Lennon e seu filho Julian. Após o interesse de John em Yoko Ono e o pedido de divorcio de Cynthia, Paul como amigo do ex-casal, foi dar apoio a ela e ao filho de Lennon. Como resultado, ele escreveu a música para Julian.

Música: Hey Jude
Composição: John Lennon / Paul McCartney
Álbum:  Hey Jude/Revolution

Hey, Jude, don't make it bad,
Take a sad song and make it better
Remember to let her into your heart,
Then you can start to make it better.

Hey, Jude, don't be afraid,
You were made to go out and get her,
The minute you let her under your skin,
Then you begin to make it better.

And anytime you feel the pain,
Hey, Jude, refrain,
Don't carry the world
Upon your shoulders.

Well you know that it's a fool,
Who plays it cool,
By making his world a little colder.
Na na na na na na na na na.

Hey, Jude, don't let me down,
You have found her now go and get her,
Remember to let her into your heart,
Then you can start to make it better.

So let it out and let it in,
Hey, Jude, begin,
You're waiting for someone to perform with.
And don't you know that is just you?

Hey, Jude, you'll do,
The movement you need
Is on your shoulder.
Na na na na na na na na na.

Hey, Jude, don't make it bad,
Take a sad song and make it better,
Remember to let her under your skin,
Then you'll begin to make it better.

Better, Better, Better, Better, Better.

Na, na, na, na na na na, na na na na, Hey Jude.
Na, na, na, na na na na, na na na na, Hey Jude.
Na, na, na, na na na na, na na na na, Hey Jude.
Na, na, na, na na na na, na na na na, Hey Jude.
Na, na, na, na na na na, na na na na, Hey Jude.

http://www.seuhistory.com/hoy-en-la-historia/classico-dos-beatles-musica-hey-jude-e-lancada-no-reino-unido-0









sexta-feira, 29 de agosto de 2014

29 de agosto



Quase três anos após a proclamação da Independência do Brasil - em 7 de setembro de 1822 – aconteceu o reconhecimento da emancipação brasileira por parte de Portugal. D. Pedro I precisou deste reconhecimento para que o Brasil não ficasse isolado economicamente. Sendo assim, no dia 29 de agosto de 1825 aconteceu o reconhecimento por parte dos portugueses, o que também abriu caminho para reconhecimento das nações amigas da ex-metrópole. O primeiro país a reconhecer a emancipação do Brasil foram os Estados Unidos, em maio de 1824. A Inglaterra, então potência mundial, reconheceu o Brasil somente depois do reconhecimento português.

http://www.seuhistory.com/hoy-en-la-historia/portugal-reconhece-independencia-do-brasil-0




Um fato triste para o esporte mundial aconteceu em um dia como este, em 2004, durante a disputa da prova de Maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas. Após liderar até o 36º quilômetro, o maratonista brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima foi atacado por um fanático religioso irlandês, o ex-sacerdote Cornelius Horan. O brasileiro foi ajudado por alguns espectadores da corrida e retornou à prova pra garantir a medalha de bronze, sendo aplaudido de pé quando entrou no estádio Panathinaiko.
 
Por seu feito, seu espírito esportivo e humildade após a prova, Vanderlei recebeu a Medalha Pierre de Coubertin, considerada uma honra elevadíssima atribuída pelo Comité Olímpico Internacional.
 
Em seu retrospecto, Cornelius Horan já havia causado outras confusões, como a invasão do  circuito de Silverstone, no final do GP da Inglaterra de F-1.

http://www.seuhistory.com/hoy-en-la-historia/vanderlei-cordeiro-de-lima-e-atacado-quando-liderava-maratona-na-olimpiada-em-0



quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Cerimônia de encerramento - Nanjing 2014 Youth Olympic Games

Cerimônia de encerramento - Nanjing 2014 Youth Olympic Games

Assista aqui.


quinta-feira, 21 de agosto de 2014

5º Dia Highlights | Nanjing 2014 Youth Olympic Games

Assista aos momentos do 5º dia das olimpíadas da juventude


Dia 5 Momentos. Assista aqui.


quarta-feira, 20 de agosto de 2014

4º Dia | Nanjing 2014 Youth Olympic Games

Assista aos momentos do 4º dia das olimpíadas da juventude de 2014


4º dia. Assista aqui.


terça-feira, 19 de agosto de 2014

3º Dia | Nanjing 2014 Youth Olympic Games

Assita ao 3º dia das olimíadas da juventude 2014.


Dia 3 (Assista aqui)


segunda-feira, 18 de agosto de 2014

2º Dia | Nanjing 2014 Youth Olympic Games



 




 

















Assista aos momento do 2º dia das Olimíadas de verão da juventude 2014.

Dia 2

domingo, 17 de agosto de 2014

1º Dia | Nanjing 2014 Youth Olympic Games

Assista aos momentos do 1º dia das Olimpíadas da Juventude 2014


Mixed 4 x 100m Freestyle Relay
(Medalha de prata para o Brasil)



 


Dia 1


sábado, 16 de agosto de 2014

16 de agosto de 2014 - Abertura dos jogos olímpicos da juventude

http://www.brasilatletismo.com.br/area/img/noticias/1395937429-27032014132349.jpg

Hoje se iniciam os "Nanjing 2014 Youth Olympic Games".
Assista a Cerimônia de abertura no YouTube em:


Abertura dos Jogos Olímpicos da Juventude 2014


Jogos Olímpicos da Juventude


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os Jogos Olímpicos da Juventude (JOJ) são um evento internacional multidesportivo, cuja primeira edição foi realizada em Singapura entre 14 e 26 de Agosto de 2010. Os Jogos são realizados a cada quatro anos entre edições da mesma estação (Verão ou Inverno), tal como sucede com o atual formato dos Jogos Olímpicos1 . A idade dos participantes está limitada - os atletas só podem ter entre 14 e 18 anos2 . A ideia para este evento partiu do austríaco Johann Rosenzopf durante o ano de 1998. Em 6 de Julho de 2007, os membros do Comité Olímpico Internacional (COI), reunidos na sua 119ª Sessão na Cidade da Guatemala, aprovaram a criação da versão juvenil dos Jogos Olímpicos. O financiamento do evento é divido pelo COI e pela cidade-sede, enquanto que as despesas de deslocação dos atletas e dos treinadores são financiadas integralmente pelo COI.
Os Jogos Olímpicos da Juventude de Verão devem ter 12 dias de duração,enquanto os Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude devem ser realizados em 10 dias.3 . O COI irá permitir a participação de um máximo de 3500 atletas e 481 oficiais acreditados pelo COI nos Jogos de Verão4 , enquanto que para os Jogos de Inverno serão permitidos 970 atletas e 580 oficiais. Os Jogos têm também programas de intercâmbio cultural e oportunidades para os participantes conhecerem os atletas Olímpicos.
O formato dos Jogos Olímpicos da Juventude é baseado no de outros eventos olímpicos para jovens, como o Festival Olímpico Europeu da Juventude ou o Festival Olímpico Australiano da Juventude, realizados igualmente a cada dois anos e durante os anos ímpares, alternando eventos de Verão e de Inverno5 . Os Jogos Olímpicos da Juventude são os sucessores dos Jogos Mundiais da Juventude, entretanto descontinuados.
As próximas Olimpíadas da Juventude de Verão serão realizadas em Nanquim (China) em 2014, enquanto que a próxima edição de Inverno será disputada no ano de 2016 em Lillehammer (Noruega). A edição de2018 está marcada para Buenos Aires, na Argentina.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Ol%C3%ADmpicos_da_Juventude



http://globoesporte.globo.com/jogos-olimpicos-da-juventude/noticia/2014/08/nanquim-2014-observatorio-brasileiro-em-evento-com-grandiosidade-chinesa.html

16 de agosto de 1992 - Manifestantes saem às ruas de todo o Brasil para pedir a saída do presidente Fernando Collor



No dia 16 de agosto de 1992, milhares de manifestantes foram às ruas nas cidades brasileiras, com rostos pintados e vestidos de preto, para pedir a saída do poder do então presidente Fernando Collor, acusado de corrupção e que também adotou medidas econômicas que desagradam a população. O movimento ficou conhecido como "caras-pintadas". Em coro, os manifestantes cantavam "Fora Collor!!! Fora Collor!!!" ou "Ai, ai, ai, ai, se empurrar o Collor cai"

http://www.seuhistory.com/hoy-en-la-historia/manifestantes-saem-ruas-de-todo-o-brasil-para-pedir-saida-do-presidente-fernand-0


15 de agosto de 1914



Autor do clássico livro, "Os Sertões: campanha de Canudos (1902)", o escritor Euclides Rodrigues da Cunha morria em um dia como este, no ano de 1909, no Rio de Janeiro. Ele também foi sociólogo, jornalista, historiador, geógrafo, poeta e engenheiro. 

Sua morte aconteceu de maneira trágica. Ele descobriu que sua esposa Ana o traía com um jovem tenente, 17 anos mais novo do que ela, com quem teve dois filhos enquanto casada com Euclides. A primeira criança morreu ainda bebê e a segundo, aparentemente, foi aceita por Euclides. O escritor teria entrado na casa do amante da esposa. O amante, chamado Dilermando, reagiu e matou Euclides. O caso parou na Justiça Militar e Dilermando foi absolvido. Depois, ele se casou com Ana e ambos ficaram juntos por 15 anos. 

Nascido em Cantagalo (RJ), no dia 20 de janeiro de 1866, Euclides da Cunha escreveu seu livro mais famoso após acompanhar de perto a Guerra de Canudos. A obra foi escrita em seus "raros intervalos de folga" e trata da campanha de Canudos (1897), no nordeste da Bahia, o que também revelou a Euclides o verdadeiro interior do Brasil. O autor se tornou internacionalmente famoso com a publicação desta obra-prima, que lhe rendeu lugares na Academia Brasileira de Letras (ABL) e no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).

http://www.seuhistory.com/hoy-en-la-historia/morre-euclides-da-cunha-autor-do-livro-os-sertoes-0





No dia 15 de agosto de 1914 o Canal do Panamá entrava oficialmente em operação. A gigantesca e ousada obra teve início em 1880 e, atualmente, EUA e China são os principais usuários do canal marítimo de 81 quilômetros de extensão. Graças a esta rota marítima, que corta o istmo do Panamá, foi possível fazer uma conexão entre o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico, no Panamá. O canal é considerado um ponto importante para o comércio internacional já que encurta enormemente o percurso dos navios. Considerada na época da inauguração uma maravilha tecnológica, a complexa série de eclusas do canal permitia a passagem dos maiores navios do começo do século passado.

http://www.seuhistory.com/hoy-en-la-historia/inaugurado-o-canal-do-panama-0

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

14 de agosto de 1945 - Japão aceita rendição incondicional e acontece o fim simbólico da Segunda Guerra Mundial



No dia 14 de agosto de 1945, o Japão aceitava sua rendição incondicional de acordo com os termos impostos pelos principais países aliados na II Guerra Mundial – União Soviética, Estados Unidos, Império Britânico e China. Na visão de muitos historiadores, este foi o final simbólico do conflito. A rendição japonesa foi anunciada ao mundo pelo presidente norte-americano Henry S. Truman. Pelo lado japonês, a decisão foi repassada à população pelo imperador Michinomiya Hirohito, quando, pela primeira vez, um imperador se dirigiu à nação por meio do rádio. A rendição formal foi assinada no dia 2 de setembro de 1945, a bordo do navio norte-americano USS Missouri, na Baía de Tóquio, encerrando oficialmente a guerra.

http://www.seuhistory.com/hoy-en-la-historia/japao-aceita-rendicao-incondicional-e-acontece-o-fim-simbolico-da-segunda-guerr-0


quarta-feira, 13 de agosto de 2014

13 de agosto

Em um dia como este, no ano de 1822, D. Leopoldina era nomeada chefe do Conselho de Estado e Princesa Regente Interina do Brasil por D. Pedro. Ela ganhou poderes para governar o país durante a sua ausência e partiu para apaziguar a crise política em São Paulo - que em setembro culminaria na proclamação da lndependência do Brasil, em setembro.

D. Leopoldina teve grande foi sua influência no processo de independência. Os brasileiros já estavam cientes de que Portugal pretendia chamar D. Pedro de volta, rebaixando o Brasil ao estatuto de colônia. Havia temores de que uma guerra civil separasse a Província de São Paulo do resto do Brasil.

Sem tempo para aguardar o retorno de D. Pedro, D. Leopoldina reuniu-se na manhã de 2 de setembro de 1822 com o Conselho de Estado, assinou o decreto da Independência, declarando o Brasil separado de Portugal. A imperatriz também exige que D. Pedro proclame a Independência do Brasil.

Enquanto aguardava o retorno de D. Pedro, Leopoldina também tratou de idealizar a bandeira do Brasil, em que misturou o verde da família Bragança e o amarelo ouro da família Habsburgo. Ela foi coroada imperatriz em 1 de dezembro de 1822, na cerimônia de coroação e sagração de D. Pedro I.

http://www.seuhistory.com/hoy-en-la-historia/dona-leopoldina-e-nomeada-chefe-do-conselho-de-estado-e-princesa-regente-interi-0




No dia 13 de agosto de 1923 era inagurado, no Rio de Janeiro, o famoso Copacabana Palace, um luxuoso hotel localizado em frente à Praia de Copacabana. Com 11 mil metros quadrados, o local é conhecido por hospedar celebridades e pela realização de badalados eventos sociais. Eleito diversas vezes como o melhor hotel da América do Sul pela World Travel Award, o Copacabana Palace foi construído pelo empresário Octávio Guinle e Francisco Castro Silva entre 1919 e 1923. O objetivo inicial do hotel era atender uma solicitação do então presidente Epitácio Pessoa, que desejava um grande hotel de turismo na então capital do país para ajudar a hospedar o grande número de visitantes esperados para a grande Exposição do Centenário da Independência do Brasil. Para a obra foram concedidos incentivos fiscais e uma licença para o funcionamento de um cassino. Em 1989, a família Guinle vendeu o hotel ao grupo Orient-Express Hotels, que modernizou antigas instalações do Copacabana Palace sem descaracterizar o prédio.

http://www.seuhistory.com/hoy-en-la-historia/e-inaugurado-o-hotel-copacabana-palace-no-rio-de-janeiro-0