terça-feira, 21 de outubro de 2014

21 de outubro - Três acontecimentos








Inspirado no Institut Historique de Paris, D. Pedro II fundava em um dia como hoje, no ano de 1838, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), no Rio de Janeiro. Trata-se da mais antiga e tradicional entidade de incentivo à pesquisa e preservação histórico-geográfica, cultural e de ciências sociais do Brasil. A sua criação tinha como objetivo, acima de tudo, a construção de um Estado imperial centralizado e forte. Suas principais atividades estavam orientadas à publicação de documentos relevantes para a história do Brasil e o incentivo aos estudos de história. Na época de sua fundação, o Instituto reuniu em seus quadros integrantes da alta sociedade e intelectuais, com membros locais e de outras partes do mundo.
Durante muitos anos, o IHGB foi a única fonte produtora de saber histórico, seu monopólio só foi quebrado em 1862, com a criação do Instituto Arqueológico e Geográfico Pernambucano e, posteriormente, com outros institutos como o de São Paulo ou o Mineiro. Atualmente, além de publicar a Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (RIHGB), reunindo artigos de seus membros, a instituição tem importante papel na preservação da memória cultural do país.

http://www.seuhistory.com/hoy-en-la-historia/dom-pedro-ii-funda-o-instituto-historico-e-geografico-brasileiro-0






No dia 21 de outubro de 1990, o piloto Ayrton Senna, da McLaren, conquistava em Suzuka, no Japão, o seu segundo campeonato mundial de Fórmula 1. O local também foi palco do primeiro título do brasileiro, em 1988. Depois de ter encarado alguns percalços para enfrentar Alain Prost e Nigel Mansell nas corridas anteriores, no Japão, Senna conquistou a pole e tinha uma vantagem de nove pontos sobre o francês. Na corrida, ambos acabaram batendo e deixando a prova logo na primeira curva, resultado que colocava o título mundial na mão de Senna. Neste ano, o piloto brasileiro obteve seis vitórias em 16 corridas, pódio em 11 e 10 poles com o total de 78 pontos somados. Em Suzuka, além de celebrar o título de Senna, o torcedor brasileiro também vibrou com a vitória Nelson Piquet, da Benetton, que cruzou em primeiro a linha de chegada – era a sua primeira vitória deste a conquista do seu terceiro título mundial, em 1987. O segundo lugar ficou com Roberto Moreno, da Benetton, seguido por Aguri Suzuki, da Larrousse-Lamborghini.

http://www.seuhistory.com/hoy-en-la-historia/ayrton-senna-conquista-o-segundo-titulo-mundial-0








Em outubro de 2009, o vídeo "Charlie Bit My Finger - Again!" entrou para a história como o vídeo mais visto até então no YouTube. O vídeo de 56 segundos havia atingido a marca de 92 milhões de visualizações no mês anterior e, ao final de outubro, contabilizava 130 milhões de visualizações, número que o colocava no topo da lista dos vídeos mais vistos até então, superando o “Evolution of Dance”. Além de ser o mais visto, "Charlie Bit My Finger" foi também o "mais favorito" e o segundo vídeo no site no Reino Unido entre os "mais discutidos". Em abril de 2014, o vídeo era o quarto mais visto no YouTube, com cerca de 730 milhões de visualizações.

O clipe foi publicado no YouTube em maio de 2007. Nas imagens, dois irmãos ingleses, Harry Davies-Carr (três anos) e Charlie Davies-Carr (um ano), estão sentados em uma cadeira. Harry coloca o dedo na boca de Charlie e é mordido. "Charlie bit me” (Charlie me mordeu), diz o irmão mais velho, que volta a colocar o dedo na boca de Charlie e é mordido de novo, desta vez com mais força. Harry diz "ouch" repetidamente e seu irmão começa a rir. Depois, Harry sorri e repete "Charlie bit me".

http://www.seuhistory.com/hoy-en-la-historia/video-de-irmaos-ingleses-consolida-se-como-o-mais-visto-ate-entao-na-historia-do


Nenhum comentário:

Postar um comentário